PUBLICIDADE

Nova Mutum: biblioteca ganha sede própria após 25 anos

PUBLICIDADE

O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenchlager, inaugurou, ontem, a sede própria da Biblioteca Municipal “Hilda Strenger Ribeiro”. “Os livros são importantes tanto para a formação cultural como para a formação da pessoa cidadã. Por isso, é com grande satisfação que, depois de tantos anos e muitas mudanças de local, estamos entregando uma biblioteca em prédio próprio, com mais conforto para a comunidade mutuense”.

A biblioteca foi registrada junto ao Instituto Nacional do Livro, no Ministério da Cultura, em junho de 1988 e nesse meio tempo, 25 anos, esteve localizada em diversos locais da cidade. Agora, a sede própria está na rua dos Flamboyants, junto ao Centro Cultural. O prédio, construído com recursos próprios, custou R$ 228 mil. A sua área total é de 400m², sendo 224m² pertencentes a Biblioteca e 155,5m² para o Centro Cultural.

O prefeito anunciou também a contemplação de um projeto de Nova Mutum, no Ministério da Cultura, com recursos na ordem de R$ 130 mil, que vai possibilitar aquisição de mais mobiliários e também aumentar o acervo, que hoje é de 12 mil títulos. Uma das exigências para a liberação era a inauguração da sede própria. “A administração preocupa-se em construir obras que proporcionam mais qualidade de vida para a população e também com aquelas que possibilitem o desenvolvimento intelectual”.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Cléria Paula Franco, “é na biblioteca, em meio aos livros, que um mundo diferente é descoberto pelas crianças, adolescentes e adultos. É o desenvolvimento humano. Estamos muito felizes pelo fato da atual administração reconhecer isso e promover investimentos com esse objetivo”.

O nome da biblioteca, Hilda Strenger Ribeiro, faz homenagem à esposa do colonizador de Nova Mutum, José Aparecido Ribeiro (já falecido). Ela, que reside no estado de São Paulo, aos seus 86 anos, não teve condições de estar na solenidade, tendo sido representada pelo diretor de um grupo, Luiz Divino da Silva.

A biblioteca atende ao público das 7h às 19h de forma ininterrupta. Além do serviço de empréstimo de livros e do espaço para pesquisa, todas as quintas-feiras acontecem momentos de “Contação de História”, para alunos das escolas do município. Participaram da solenidade, vereadores, secretários municipais, representantes dos segmentos culturais e pessoas da comunidade.

(Atualizada às 13h50)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE