O prefeito Lírio Lautenschlager se reuniu, com integrantes do Fórum Municipal Permanente Lixo e Cidadania, definindo os rumos do programa e expondo que um dos principais objetivos da administração é reduzir custos sem prescindir da eficiência e da credibilidade conquistadas ao logo de quase dois anos. Estava sendo estudada a viabilidade de terceirização do serviço de coleta seletiva. Mas, no encontro, surgiu um novo viés, ou seja, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) pode assumir o serviço, na medida em que há uma lei que o autoriza a isso.
De acordo com a diretora da autarquia, Rosangela Jankoski, com a saída da coordenadora do programa fazia-se necessário definir rapidamente quem ficaria respondendo pelo reCiclo. "Na medida em que temos o compromisso do prefeito de nos dar toda a infraestrutura necessária, o SAAE assumiu e já responde pelo programa", frisa.
Essa infraestrutura compreende, inclusive, a construção de um novo barracão para a Associação dos Catadores. "Eles precisam desocupar o espaço que estão usando, já que aquela área está destinada a outros projetos da Administração", observa. O novo barracão deverá ser construído num terreno com 4,7021 há que já contaria com vistoria prévia e parecer favorável da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), bem como levantamento topográfico do terreno, faltando apenas os investimentos na logística da coleta.