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Nova Mutum: 200 proprietários são autuados por não limparem lotes

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Os terrenos baldios são fiscalizados pelo Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Somente este ano já foram lavrados mais de 200 autos de infração para proprietários que não efetuaram a limpeza. Cada dono autuado é multado em 390 UPFM (Unidade Padrão Fiscal Municipal) montante que corresponde ao valor de R$ 982,80 no total.

Além disso, todo custo de limpeza do terreno também é lançado na matrícula do lote e cobrado posteriormente no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os fiscais do município estão agindo em conformidade com decreto nº 129/2016 que notificou coletivamente todos os proprietários de lotes, terrenos baldios, incluindo construções e casas abandonadas em Nova Mutum. O decreto foi publicado no dia 7 de novembro de 2016 e dava prazo de 15 dias para que a limpeza fosse efetuada.

Além de manter a cidade limpa e organizada, a ação tem como principal finalidade evitar que nesses locais haja proliferação do Aedes Aegypti, responsável por transmitir os vírus da dengue, zika e chikungunya e febre amarela no perímetro urban.

De acordo com o coordenador do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Calebe Benjamim, a fiscalização terá sequencia e quem não fizer sua parte será autuado. “A fiscalização não vai parar, nossa equipe está diariamente fiscalizando os bairros e naqueles locais onde for encontrado terrenos com mato alto os proprietários serão autuados”.

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