sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

MPF investiga supostas irregularidades na emissão de declaração ao Pronaf em Mato Grosso

PUBLICIDADE

|2357|

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), por meio da Unidade em Barra do Garças, instaurou inquérito civil no intuito de apurar supostas irregularidades na emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) por servidor da Empaer em Canarana/MT. O inquérito é proveniente de uma denúncia de emissão de DAP para pessoas que não possuem perfil para empréstimos. Além do documento listar várias pessoas, indica ainda que um escritório de assistência técnica seria o responsável pelas emissões indevidas.

Verifica-se também na denúncia consulta ao sistema de emissão de DAP com indicação de pessoa jurídica e funcionário emissor da Empaer. No procedimento preparatório que antecedeu o inquérito, consta que “confirmadas as suspeitas, seria possível a ocorrência dos delitos de falso ideológico, inserção de dados falsos em sistema de informações, obtenção fraudulenta de financiamento bancário, além de ato de improbidade administrativa”.

A Polícia Federal, incumbida de realizar diligências prévias com vistas a apurar a existência ou não de indícios de ilicitude aptos à instauração de inquérito policial, esclareceu, por meio de sua delegacia, que foi instaurado procedimento de verificação preliminar de informação para atender o solicitado. O prazo é de 30 dias podendo ser estendido.

A Declaração de Aptidão ao Pronaf é um documento emitido por órgão credenciado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, que comprova o enquadramento do agricultor como pequeno produtor.

O pequeno produtor pode acessar diversos programas do governo federal para desenvolvimento da agricultura como financiamentos com baixa taxa de juros, comercialização, programas de habitação rural, além de ter um documento comprovando as atividades agrícolas do agricultor para aposentadoria.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/Luiz Ornaghi/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custos das produções agropecuárias em Mato Grosso diminuem

As despesas para a produção da safra 2024/25 tiveram...

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...
PUBLICIDADE