A entrega das obras de ampliação do fórum de Sinop, prevista para este mês, não deve ser cumprida. Alguns serviços ainda faltam ser acertados, como a instalação da parte elétrica no prédio, o paisagismo, dentre outras. A conclusão havia sido programada para o mês passado, entretanto, devido ao excesso de chuvas da região, foi prorrogada. A informação é do juiz Clóvis de Mello.
Ele disse, ao Só Notícias, que ainda aguarda os repasses para a conclusão dos últimos ajustes. “Ainda não conseguimos colocar a parte elétrica, pois não definimos a carga que será necessária. Enquanto não discutirmos isso, a inauguração não vai ocorrer”, declarou.
A expectativa é que até o mês de julho seja inaugurada a nova estrutura, que deve proporcionar maior ‘comodidade’ aos serviços do poder Judiciário na comarca de Sinop. Ao todo, são 1,4 mil metros quadrados construídos com espaço para criação de mais varas. Hoje possui nove, sendo duas criminais e outras sete cíveis. As 20 novas salas abrigarão gabinetes, cartórios, assessorias dos magistrados, sala de reunião e de audiências, recepção e posto bancário.
A obra foi viabilizada pela parceria entre o Tribunal de Justiça com a prefeitura, com investimentos de R$917 mil, e começou em junho de 2006. A expectativa era que, com a ampliação, a comarca fosse elevada de terceira para entrância especial, já que necessitava de mais espaço para abrigar novas varas, mas ainda não há confirmação deste processo.
Tramitam atualmente na comarca de Sinop cerca de 18 mil processos. Apenas Cuiabá, (cerca de 153 mil processos), Rondonópolis (50 mil) e Várzea Grande (31 mil) são de entrância especial.