O Conselho Regional de Economia de Mato Grosso realizou eleição para a nova gestão da entidade, hoje, na qual foram eleitas as economistas Márcia Borges como presidente e Veneranda Acosta Fernandes como vice-presidente. Votaram os nove conselheiros presentes, inclusive o terço que foi eleito no último ano, sendo empossados no mesmo dia. Desses, a chapa 1 composta por Márcia e Veneranda teve seis votos contra três da chapa 2. “Nossa missão é honrar a classe e o Conselho, trazendo renovação, organização administrativa e a correta aplicação de suas funções, onde o Corecon possa contribuir de forma efetiva com a sociedade mato-grossense”, explicou Márcia.
A posse contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon) Paulo Dantas que veio à Cuiabá acompanhar a nova eleição, juntamente com o interventor, que presidiu o Conselho Regional até o dia 31 de dezembro de 2014.
Sobre a intervenção, o presidente do Cofecon ressaltou que não foi constatado dolo em relação aos recursos da entidade, apenas irregularidades por falta de padronização dos procedimentos administrativos em relação ao Conselho Federal durante alguns anos, o que veio a culminar na intervenção. “A intervenção se fez necessária, porque existem procedimentos administrativos que não foram seguidos. Mas com a intervenção vejo que o Corecon de Mato Grosso realmente foi realinhado e fico feliz de ver que duas mulheres vão assumir a diretoria. Tenho certeza que agora este Corecon estará em condições de ser um exemplo para outros conselhos regionais ”, afirmou o presidente.
O interventor do Cofecon, Carlos Roberto de Castro também está otimista em relação à nova gestão, que assumirá o Conselho numa situação bem diferente da qual foi encontrada por ele. “Agora o Corecon-MT está devidamente organizado e tem toda a estrutura necessária para se tornar um conselho de referência. Tenho certeza que não teremos mais os problemas de inconsistências formais que tivemos no passado”, afirmou o interventor.
A nova presidente do conselho também empossou os novos membros titulares e suplentes da Comissão de Licitação que são Ricardo Augusto Moreira da Silva, Gilberto Lemes do Nascimento, Rosbeck Bucair, Adão Barbosa Garcia, Tiana Pereira Monteiro Silva de Morais, Cássio Rogério dos Reis Batista, e da Comissão de Tomada de Contas, que são Suely Costa Campos, Deyse Benedita Espírito Santos Siqueira e Gonçalo Papazian.
O mandato para os cargos de presidente e vice é de um ano e dos conselheiros serão três anos.