sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Nortão: MP recomendam acolhimento infantojuvenil em duas cidades devido ao Covid-19

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Considerando a necessidade de estabelecer procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação do novo coronavírus nos serviços de acolhimento institucional, as Promotorias de Justiça de Colíder e de Nova Canaã do Norte (157 e 205 quilômetros de Sinop, respetivamente) notificaram as secretarias municipais de Assistência Social, coordenações das Casas Lares e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A medida visa reduzir os riscos epidemiológicos de transmissão do vírus e preservar a saúde de agentes públicos, crianças e adolescentes acolhidos e visitantes.

De acordo com os documentos, foi recomendada a adoção de diversas providências, além das medidas urgentes e necessárias ao cumprimento das determinações das autoridades sanitárias para prevenção à Covid-19. Em relação às crianças, adolescentes e funcionários, os notificados deverão orientar a respeito de medidas básicas de saúde e higiene, como: lavar frequentemente as mãos por pelo menos 20 segundos, usar álcool em gel 70% se não tiver água e sabão, usar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, evitar tocar nas mucosas dos olhos, não compartilhar objetos de uso pessoal e não colocar os lábios no bico ejetor de água dos bebedouros.

Especificamente sobre os bebedouros, os promotores orientaram que realizem frequentemente a desinfecção do equipamento com álcool 70%, mas que, preferencialmente, disponibilizem copos descartáveis junto ao bebedouro ou forneçam para as crianças e adolescentes copo/garrafa plástica para uso individual. Eles estabeleceram ainda que seja imediatamente encaminhado para atendimento médico o acolhido ou funcionário com sintomas agravados de coriza, tosse, dor de garganta, febre e dificuldade respiratória, bem como que possíveis diagnósticos de acolhidos portadores de moléstias infectocontagiosas sejam comunicados às autoridades competentes.

Em relação ao ambiente, recomendaram que intensifiquem a higienização de áreas de uso comum (incluindo maçanetas, torneiras, portas, papel toalha, assim como brinquedos, computadores, objetos de uso coletivo, e intensifiquem cuidados com o uso do álcool, especialmente em ambientes com acesso de crianças e adolescentes, pelo risco de ingestão acidental e de queimaduras devido à característica inflamável do produto.

Já a respeito da visita de parentes e padrinhos, o Ministério Público orientou que sejam restringidas, ficando os notificados com a incumbência de analisar e decidir quais modificações deverão ser implementadas. Caso ocorra, elas deverão ser encaminhadas à Promotoria de Justiça e à Vara da Infância e Juventude. Por último, acerca do convívio social e aglomerações, recomendou que as entidades se abstenham de realizar atividades que resultem na aglomeração dos acolhidos, familiares e pessoas da comunidade, bem como que seja feito um escalonamento dos horários de refeições (diminuindo a aglomeração de acolhidos nos refeitórios).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE