PUBLICIDADE

Nortão: justiça autoriza prefeitura leiloar madeira apreendida pelo Ibama em operação

PUBLICIDADE

A prefeitura de Cláudia (90 quilômetros de Sinop) finalmente poderá leiloar os mais de mil metros cúbicos de madeira apreendidos e doados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). A juíza da Vara Única da Comarca, Thatiana dos Santos, autorizou a venda do material, que está depositado no pátio da Secretaria de Obras e corre o risco de ser danificado com o início do período chuvoso.

A magistrada determinou que poderão participar do leilão somente pessoas jurídicas devidamente regularizadas, excluindo aquelas empresas que figuram como infratoras na Operação Apoena, do Ibama, que apreendeu as madeiras. Caberá à prefeitura identificar as empresas e vedar suas participações, por meio de uma cláusula no edital de leilão.

Após a venda, o Executivo terá 30 dias para prestar contas do valor arrecadado e sua destinação.

Conforme Só Notícias já informou, um impasse com o órgão ambiental que teria, segundo o prefeito João Batista (PSD), vedado a venda do material, atrasou o lançamento do edital. Antes, uma divergência na classificação das espécies acabou cancelando o primeiro leilão, que chegou a ser publicado. Com a demora, algumas madeiras começaram a apodrecer no pátio, de acordo com o gestor.

Foram apreendidos aproximadamente 2,5 mil metros cúbicos de madeira (pelo menos 1.500 toras) de uma área em União do Sul (130 km de Sinop), durante a Operação Apoena. Entre as espécies de madeiras doadas estão a peroba, angico, copaiba, angelim, caiçara, cedro, amescla, sucupira-preta e jatobá.  Não foi informado para onde foram destinados as demais toras. Estima-se que o prejuízo chegue a R$ 3 milhões, já que a carga apreendida é composta de madeiras nobres. Fiscais também destruíram quatro caminhões e duas motocicletas, supostamente utilizadas na extração ilegal de madeira.

Com o dinheiro arrecadado no leilão, a prefeitura pretende complementar a receita obtida com o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e reformar diversas pontes do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE