Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam dois caminhões, um trator e uma pá carregadeira, hoje, em União do Sul (180 quilômetros de Sinop). O maquinário seria utilizado na extração ilegal de madeira em uma fazenda, onde os fiscais chegaram a partir de investigações.
O gerente executivo do Ibama em Sinop, Waldivino Gomes Silva, confirmou, ao Só Notícias, que duas pessoas foram detidas no local, além de terem sido apreendidos uma moto e uma arma calibre 36. A danificação na área explorada está sendo levantada. “Não foi a corte raso, era apenas extração. As árvores eram selecionadas”, explicou.
Conforme Só Notícias já informou, no balanço de uma operação no primeiro semestre, o Ibama aplicou R$ 242 milhões em multas em todo o Estado. 55 mil hectares foram embargadas, além de terem sido lavrados mais de 80 termos de apreensão, incluindo uma aeronave, 45 tratores, 22 caminhões, sete colheitadeiras e mais de 200 toneladas de grãos.