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Nortão: ‘crateras’ na BR-163 atrasam viagem e causam prejuízos

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Buracos por toda a parte e muita demora para completar um trajeto com pouco mais de cem quilômetros. Esta é a realidade da BR-163 no Norte de Mato Grosso onde motoristas precisam fazer ‘malabarismos’ para fugir das crateras no trecho entre Sinop e trevo de Santa Helena (acesso a Colíder e Peixoto). Caminhoneiros e motoristas tomam muito cuidado para não se envolverem acidentes porque acabam entrando na ‘pista’ contrária na tentativa de desviar dos inúmeros buracos. O trajeto, antes completado com cerca de uma hora e trinta minutos agora pode dobrar. Quem se arriscar a andar um pouco rápido em determinados trechos corre o risco de ter pneus estourados, roda amassada ou suspensão danificada.

O descontentamento parte tanto de quem se desloca para a cidade vizinha em utilitários quanto das empresas de transportes e de outros setores. Representantes ouvidos por Só Notícias relataram que em certos pontos os ônibus precisam circular em primeira marcha. O tempo de viagem praticamente aumentou e agora é completado com quase três horas. O consumo de combustível também acaba sendo maior.

Recentemente, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes em Mato Grosso emitiu as ordens de serviços autorizando as empresas Enpa Engenharia e Parceria e Tamasa Engenharia a realizarem obras de restauração na BR-163 nos trechos entre Sorriso e Sinop (Km 753,7 a 836), com 82,3 quilômetros de percurso, e Lucas do Rio Verde – Sorriso (Km 689,4 a 753,7), com 64,3km, respectivamente. O contrato foi assinado no último dia 22.

A execução dos serviços deve ocorrer respeitando os prazos fixados no edital, de 540 dias. Entre Sorriso e Sinop serão investidos R$51,3 milhões. Já entre Lucas do Rio Verde e Sorriso, outros R$36,2 milhões.

Mas para Sinop a Santa Helena, em dois trechos distintos, Só Notícias apurou que alguns trâmites burocráticos faltam ser solucionados antes da assinatura do contrato. No sub-trecho cuja empreiteira responsável será a Top Engenharia, de 56 quilômetros, orçado em pouco mais de R$34,4 milhões, a Procuradoria da União analisa a minuta do contrato antes da assinatura.

Em relação ao sub-trecho Sinop-entrocamento da MT-320 (Santa Helena), com 63,3 quilômetros de extensão, sob responsabilidade do Consórcio Três Irmãos, o DNIT informa que não há previsão para assinatura do contrato.

Empresários da região Norte que se deslocam com frequência de suas cidades em direção a Sinop, e passam por Santa Helena, precisarão aguardar o problema ser solucionado. Enquanto isso, ‘aventurar-se’ pela BR-163 pode constituir um verdadeiro teste de paciência.

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