As pesquisas matogrossenses sobre o Censo já ultrapassam a metade da quantidade estimada em vários municípios. Da região Norte, por exemplo, o recenseamento está avançado nas cidades de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta e Nova Mutum, com mais de 50% das residências visitadas, revela a parcial divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É com base no número de habitantes de cada cidade que o governo manda verbas para assistência social, educação, saúde, saneamento básico e outros setores.
Em Sinop, por exemplo, foram pesquisados, até a última semana 71,9 mil moradores, o que corresponde a 63% da estimativa populacional local. O número de domicílios pesquisados ultrapassam 21,4 mil, ou seja, 62% do total estimado pelo instituto.
Foram recenseados, em Sorriso, pouco mais de 37,8 mil pessoas, ou seja, cerca de 63% da população. Já os domicílios visitados somam pouco mais de 11 mil (61% do total). Em Nova Mutum, 17,9 mil pessoas foram ouvidas e 5,2 mil residências checadas.
Só Notícias apurou que as pesquisas em Lucas do Rio Verde estão mais avançadas. Já alcançaram 73% do estimado, chegando a 24,5 mil luverdenses e, visitando 7,2 mil residências (71% do total). Já em Alta Floresta, o censo já foi desenvolvido com 29,8 mil habitantes (58%). As visitas já foram feitas em 9,1 mil domicílios.
No Estado, conforme Só Notícias informou, pouco mais de 1,5 milhão de matogrossenses já responderam as perguntas dos recenseadores. A nova parcial corresponde a 50% da população.