O aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, ficou fechado por quase três horas, entre a madrugada e manhã de hoje. A suspensão de pousos e decolagens foi devido à ausência de condições mínimas necessárias para realizar os procedimentos com segurança. Um nevoeiro cobriu a região metropolitana. Reaberto, o aeroporto passou a operar por instrumentos.
Conforme a última atualização de voos divulgada pela Infraero, entre a 0h e 9h desta terça-feira, 11 voos estavam previstos. Deste número, dois foram cancelados e um sofreu atraso de quase meia hora. O órgão federal, por meio da assessoria, informou que o fechamento do aeroporto ocorreu em dois períodos; o primeiro foi na madrugada entre 1h19 e 2h51, e o segundo, esta manhã, entre 7h05 e 8h43.
Nos dois primeiros meses deste ano o funcionamento do aeroporto sofreu três apagões. Na ocasião, a Infraero informou que o problema se deu devido a panes elétricas ocorridas no sistema de iluminação da pista. Em razão das repetidas interrupções dos serviços, o Ministério Público Federal (MPE) solicitou da autarquia informações sobre o ocorrido.
O ofício foi assinado pelo procurador da República, Gustavo Nogami, e tem a finalidade de investigar possíveis falhas no sistema de iluminação das pistas do aeroporto. Para apurar o problema, o MPF instaurou um procedimento preparatório e solicitou esclarecimentos da Infraero. O prazo para os trabalhos é de 90 dias.