Um mutirão de limpeza será realizado em Rondonópolis nas regiões com maior índice de infestação do mosquito Aeds Aegypti. A ação será conjunta entre as Secretarias de Saúde, Educação, meio Ambiente, Agricultura Familiar, Coder e Sanear.
O prefeito Percival Muniz disse que existe bastante trabalho a ser feito no sentido de livrar a cidade do mosquito da dengue. “Desde o início do ano, quando assumimos a prefeitura, a secretaria de Saúde tem trabalhado para combater o mosquito e feito uma análise minuciosa das regiões com o pico da doença. Percebemos que a situação é grave e não vamos permitir que o cidadão sofra com isso. O poder público já está fazendo a sua parte e contamos com a participação de toda a população para que juntos consigamos deixar a nossa Rondonópolis protegida da dengue “, disse.
No período de 1º a 22 de janeiro a secretaria de saúde registrou 322 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo 201 positivos. Destes, cinco foram do tipo mais complicado da doença, a dengue hemorrágica. Os cinco pacientes já tiveram alta médica.
Em paralelo ao mutirão, onde os agentes comunitários de saúde e epidemiológicos realizam visitas aos domicílios para fazer o recolhimento de entulhos e orientar aos moradores sobre os cuidados e maneiras de prevenção da doença, outra frente, idealizada pelo vereador Jaliton Dantas, com apoio de maquinários da Coder, tratores do setor de agricultura familiar e outros maquinários de empresas da cidade, fazem a limpeza de terrenos baldios e recolhimentos de entulho no Distrito Industrial e em diversos bairros da cidade.