O mutirão de conciliação do Seguro Dpvat (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) realizado, esta manhã, pela Terceira Vara Cível de Várzea Grande teve um saldo positivo. 85,7% de acordos firmados. Das 28 audiências de conciliação efetivamente realizadas, 24 resultaram em acordos. No total serão pagos R$ 199.645,18 às vítimas de acidente de trânsito.
De acordo com o juiz titular da vara, Luis Otávio Pereira Marques, o resultado superou as expectativas iniciais, de 50% de acordos. "As partes ficaram contentes com a iniciativa do mutirão e também com os acordos em si. Os advogados inclusive pediram a realização de outras edições nas demais varas", salienta. Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Várzea Grande, o magistrado vai analisar a viabilidade da expansão dessa iniciativa para a Primeira, Segunda e Terceira Varas Cíveis, que também lidam com esse tipo de processo.
"São menos processos em trâmite. Além disso, de forma pacífica, encurtamos a tramitação dos feitos na grande maioria dos casos", acrescenta o magistrado. Ao todo foram convocadas 34 vítimas que movem processos na Justiça para recebimento do benefício, cujo pagamento alcança o limite de R$ 13.500,00. Foram contabilizadas seis ausências. Um médico esteve no local para realizar a perícia.
Com os acordos firmados, a seguradora Líder, que participou do mutirão, tem prazo de 30 dias para efetuar o pagamento.