PUBLICIDADE

Município do Nortão fará descontaminação de poços com suspeita de hepatite A

PUBLICIDADE

O município de Tapurah (região de Lucas do Rio Verde) iniciou, esta semana, um processo de limpeza e desinfecção de diversos postos de captação de água. A iniciativa é realizada após um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Estadual que constatou o risco de contaminação dos poços pelo vírus da hepatite A.

De acordo com o promotor Frederico César Batista Ribeiro, uma pesquisa realizada pelo Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz) identificou a presença do vírus em amostras de água da rede pública, consumida pela população. Os exames laboratoriais foram realizados nos meses de junho e outubro deste ano, após fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal.

No termo de compromisso o município também assegurou que fará a supercloração na rede de distribuição. Ficará sob a responsabilidade do setor que controla a qualidade da água e do departamento de engenharia sanitarista do DAE, a necessidade de avisar à população se será preciso o descarte da água após a supercloração.

Caberá a Secretaria Municipal de Saúde encaminhar mensalmente para o DAE e Promotoria de Justiça de Tapurah, até o décimo dia útil do mês subsequente , relatório sobre a constatação de diarreias e doenças de vinculação hídrica para que tomem ciência e incluam no monitoramento do DAE. No acordo o promotor de Justiça reforçou a necessidade da continuidade na realização dos exames de pacientes para verificar os casos de hepatite A.

Já no caso de um poço o PT2, onde ficou provado a contaminação da água, foi acordado que em um prazo de 30 dias será promovida uma adequação na área de engenharia de forma a direcionar a água do PT2 a um reservatório com finalidade de adequar o tempo de contato na forma exigida na legislação em vigor. Além disso, terá que ser realizado o controle de turbidez e do pH da água antes da desinfecção.

Caso todas as ações não surtam resultados positivos caberá ao DAE a realização do ultrassom dos poços PT2 que continuarem contaminados para análise mais detalhada e os resultados obtidos deverão ser encaminhados ao Ministério Público.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado foi registrada em Sinop, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...

Unemat Sinop oferta 81 vagas em quatro mestrados profissionais

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus...

Vereador morre eletrocutado em fazenda de Mato Grosso

O vereador de Figueirópolis D’Oeste (388 km de Cuiabá),...
PUBLICIDADE