PUBLICIDADE

Município de MT deve garantir inclusão de evento no calendário escolar

PUBLICIDADE

O Ministério Público Estadual notificou o prefeito de Poconé, Arlindo Márcio de Moraes, para que emita ato normativo incluindo no calendário escolar do município, a partir de 2013, evento comemorativo referente ao "Dia da Consciência Negra". A notificação recomendatória foi encaminhada pela Promotoria de Justiça da cidade, hoje.

De acordo com a promotora de Justiça Taiana Castrillon Dionello, a medida visa promover a efetiva inclusão e valorização social da cultura das comunidades quilombolas em todo o município. "Poconé possui diversas comunidades rurais remanescentes de quilombolas, descendentes de escravos que lutaram contra a escravidão e o racismo que merecem atenção especial do poder público", afirmou.

Na notificação, a promotora ressaltou que a Constituição Federal estabeleceu, em seu artigo 3º, "a erradicação da pobreza e marginalização, a redução das desigualdades sociais e regionais, e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação".

Segundo ela, a Lei Federal 10.639/2003, que trata da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, prevê a obrigatoriedade do ensino sobre a História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. "O estudantes já têm acesso à história dos quilombolas, falta apenas a inclusão de evento comemorativo no calendário escolar para a celebração ao Dia da Consciência Negra", disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto inclui parque em Mato Grosso em programa de desestatização

Um projeto de decreto legislativo, do deputado Junio Amaral...

Avião colide com pássaro ao pousar no aeroporto de Sorriso

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas que operava o...

Setor de serviços registra queda em Mato Grosso, aponta IBGE

O volume de serviços do país variou 0,3% em...
PUBLICIDADE