Geral

Mudança de clima faz número de queimadas em Sinop diminuir, diz Corpo Bombeiros

A massa de ar frio que atingiu Sinop na semana passada, nos dias 01 e 02, baixando a temperatura da média de 35ºC para mínimas de 14ºC e máximas de 23ºC, pode ter auxiliado para a diminuição do número de ocorrências de incêndios registradas pelo Corpo de Bombeiros de Sinop. No final do mês de agosto, a equipe de combate à incêndios estava registrando uma média de 5 a 6 ocorrências de incêndios por dia. E, no início deste mês, o número caiu para uma ou duas ocorrências/dia.

“A fumaça que estamos sentindo é por causa das queimadas nas áreas de fazenda que ficam distantes da cidade. Mas as ocorrências urbanas mesmo caíram consideravelmente”, confirmou, ao Só Notícias, o comandante do Corpo de Bombeiros de Sinop, major Atila Wanderley da Silva.

Com duração de 60 dias, o período de proibição das queimadas termina na semana que vem, dia 15, mas os números de queimadas registradas pelo Corpo de Bombeiros foram bastantes altos – 141 ocorrências até ontem. 89 delas, foram apenas em terrenos urbanos, 41 em florestas e 11 em serragens. As demais, que somam um total de 204 ocorrências de incêndios, estão entre 17 residenciais, 13 comerciais, 13 emergências aeroportuárias, 10 industriais, 7 em veículos e 3 em órgãos públicos.

De acordo com monitoramento do satélite NOAA-12 do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ontem foram registrados 380 focos de calor só em Mato Grosso. Em todo o país foram 1.234 focos. O monitoramento aponta, ainda, que o risco de fogo é considerado entre alto e crítico no estado, acompanhado por Acre, Bahia, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Pará. Atualmente a temperatura em Mato Grosso, tem estado entre 34ºC e 36ºC e a umidade relativa do ar tem estado abaixo de 40%.

Apesar da massa de ar frio no último final de semana, o clima no estado deve ser quente hoje. Uma grande massa de ar quente predomina sobre Mato Grosso, com bastante sol e pancadas de chuva a partir da tarde. Em Sinop, o clima deve ser de sol e nebulosidade variada com pancadas isoladas de chuva. A temperatura deve variar entre mínimas de 22ºC e máximas de 35ºC.