PUBLICIDADE

MT e outros estados instituem consórcio da Amazônia Legal

PUBLICIDADE

O governador de Mato Grosso em exercício, Carlos Fávaro, e os chefes dos Poderes Executivos dos estados que integram a Amazônia Legal assinaram, hoje, o Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

Após analisarem a minuta formatada, ontem, pelo corpo técnico dos estados envolvidos, composto por secretários de Planejamento, Segurança Pública, Meio Ambiente e de Comunicação, os governadores validaram a instituição da autarquia que seguirá a mesma formatação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, integrado pelos seis estados da região Centro-Oeste.

O documento é resultado de uma construção coletiva e aponta as diretrizes para o funcionamento do Consórcio, cujo objetivo é criar uma agenda positiva e integrada para o desenvolvimento sustentável dos seus entes federados. A peça será encaminhada ao Poder Legislativo dos nove estados da Amazônia Legal e transformada em Lei com a provação de 2/3 das Casas. O referido protocolo também estabelece o aporte de recursos destinados ao custeio da autarquia da ordem de R$ 500 mil, divididos em quatro parcelas iguais para cada ente, a partir de 2018.

Durante o evento, o governador em exercício de Mato Grosso, em função da viagem a Bolívia do governador Pedro Taques, trouxe a mensagem de otimismo do gestor com relação ao avanço das tratativas que culminaram na criação do Consórcio. Segundo Fávaro, Taques reafirma o compromisso e a importância da autarquia para o desenvolvimento sustentável não só da Amazônia como também do Brasil, cooperando de forma transversal para melhorar a vida de milhões de pessoas.

“Destaco os benefícios que os estados terão com a união de esforços, principalmente no maior ativo da região, o meio ambiente”, disse ao acrescentar que para Mato Grosso não basta ser gigante em produção de alimentos sem manter aliada à estratégia de desenvolvimento sustentável a conservação e a inclusão de pequenos produtores, mote do programa de governo estadual denominado Estratégia PCI: Produzir, Conservar e Incluir.

Para o anfitrião da reunião em Rondônia, governador Confúcio Moura, a importância da consolidação de uma região mais forte representa mais uma inovação no contexto nacional, uma vez que fortalece os estados político e economicamente e “os coloca na condição de protagonistas na interlocução com a União”.

Pujante nas suas mais diversas características, a região é formada por todos os estados da região Norte, além de Mato Grosso e do Maranhão, e corresponde a 60% do território nacional. Para disseminar e consolidar as estratégias do grupo foi formatado junto ao processo de criação do Consórcio o Fórum de Secretários de Comunicação da Amazônia Legal, que assume a responsabilidade de promover a comunicação pública como transversal no processo de planejamento, elaboração de planos, programas e projetos e na execução das ações de governo dos estados-membros do Consórcio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE