quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Quase 50 mil bovinos serão vacinados em Sinop

PUBLICIDADE

Iniciou, na última segunda-feira (1), o período de vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos. Até o dia 31 de maio todos os estados brasileiros, inclusive o Distrito Federal, devem imunizar o rebanho. Segundo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), só em Sinop, são 49.455 cabeças, entre machos e fêmeas.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Sinop (Sedec), Daniel Brolese, Mato Grosso é conhecido como um Estado forte na qualidade de sua carne, tanto do mercado interno quanto do mercado de exportação. Ele alerta que é preciso manter a qualidade da carne, por isso firmou, pela primeira vez, uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Indea para levar qualificação aos pecuaristas.

“A prefeitura se preocupou com o pequeno e que está em zona de difícil acesso. Firmamos uma grande parceria com o Indea e o Senar para ensinar, qualificar e credenciar pequenos criadores para que possam vacinar o seu gado e manter a qualidade da carne da região e do Estado”.

Há cerca de uma semana de abrir o período de vacina, técnicos do Senar e do Indea qualificaram e credenciaram 15 pequenos criadores no núcleo Campos Novos, da Gleba Mercedes V. A prefeitura, por sua vez, encarregou-se de toda a questão logística, fornecendo local para o curso e a alimentação dos instrutores e participantes.

De acordo com o veterinário da SEDEC, Flávio Venceslau, esta é a primeira vez que acontece esta parceria em prol do pequeno criador. “É importante que ele saiba da necessidade de comprar a vacina no local autorizado pelo Indea, assim como que há um prazo para a vacina e um prazo para comunicar a vacinação do seu gado, que é até 12 de junho”.

A meta, para esse ano, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é imunizar 198 milhões de animais. O rebanho mato-grossense é de pouco mais de 30,2 milhões de cabeças, o que corresponde a 13,9% do total brasileiro.

A campanha, este ano, sofreu uma inversão, ficando, portanto, esta primeira etapa responsável por imunizar reses de manando a caducando. De fora, respeitando o calendário de idade anteriormente seguido, os estados do Acre, Espírito Santo, Paraná e São Paulo que seguem a aplicação das doses em animais com até 24 meses.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Arroba do boi sobe 2% em Mato Grosso e vai a R$ 209

Com a melhora na condição das pastagens, que favoreceu...

Milho disponível em Mato Grosso sobe e média vai a R$ 35

A cotação do milho disponível em Mato Grosso aumentou...

Preço da soja disponível em Mato Grosso cai; colheita termina

O preço médio da soja em Mato Grosso apresentou...
PUBLICIDADE