PUBLICIDADE

MT criou 33 mil novos postos de trabalhos ano passado

PUBLICIDADE

"O emprego em 2011 abre a segunda década milênio retomando o otimismo que o ano de 2001 iniciou", disse a secretária de Estado de Trabalho e Emprego, Roseli Barbosa, sobre os dados apresentados, ontem, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged).

Em Mato Grosso, os dados mais uma vez confirmaram a trajetória de crescimento alcançado pelo Estado nos últimos anos, com a geração de 33.611 novos postos de trabalho no ano passado, ou seja, um acréscimo 3.000 novas vagas de emprego, com incremento de 9% nas admissões e na retenção do emprego, em comparação com o ano de 2010.

Os números do Caged são calculados com base na diferença entre contratações e demissões. Neste sentido, o Estado apresentou uma movimentação de 427 mil empregos formais em 2011. Vale destacar ainda, que os dados levam em consideração a contratação de trabalhadores com carteira assinada, chamados também de celetistas por atenderem as prerrogativas trabalhistas.

No ano passado, o comércio assumiu a liderança das contratações no Estado, com 9.483 novos empregos gerados. Já a vice-liderança ficou com o setor dos serviços, responsável pela geração de 8.820 vagas. A terceira posição foi ocupada pela agropecuária com 6.827 vagas de trabalho, seguida pela construção civil, com a contratação de 4.069 trabalhadores.

O quarto lugar ficou com a indústria de transformação, atividade que atingiu um crescimento de 23% no ano passado, passando de 2.551 empregos em 2010 para 3.142 empregos em 2011. No segmento, a indústria de alimentos e bebidas é o setor de maior dinamismo.

Entre os municípios de maior destaque na geração de postos de emprego estão: Cuiabá (5.563), Rondonópolis (2.268), Várzea Grande (2.249), Sinop (1.943), Primavera do Leste (1.779), Sorriso (1.188), Barra do Garças (792), Cáceres (533), Juína (391), Tangará da Serra (328) e Alta Floresta (313).

"O crescimento dos postos de trabalho em Mato Grosso sinalizam positivamente sobre os investimento do Governo do Estado para o fortalecimento do sistema público de emprego e a oferta de inúmeros cursos de qualificação profissional para os trabalhadores mato-grossenses", destacou o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Jean Estevan de Oliveira".

CENTRO-OESTE
O desempenho da região Centro-Oeste em 2011 acompanhou a tendência brasileira e esteve na casa dos 5,8% de crescimento no número de postos de trabalho. No total, foram gerados 154,3 mil novos empregos na região central do País.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE