PUBLICIDADE

MST aguarda comissão para solucionar conflito de terras no Nortão

PUBLICIDADE

Representantes do Movimento Sem Terra (MST) aguardam uma comissão formada pelo Fórum de Direitos Humanos e da Terra e a da Defensoria Pública para apurar o conflito envolvendo famílias ligadas ao movimento, no assentamento Terra de Viver, em Cláudia (80 quilômetros de Sinop), e outras que alegam ser posseiros. Elas teriam vindo de outras regiões e ocupado uma área que já seria destinada aos beneficiários do MST, que aguardam os trâmites do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Mas até agora não obtivemos nenhum posicionamento [das autoridades]”, disse, ao Só Notícias, o representante do movimento, Marciano da Silva, sobre o conflito.

O clima “esquentou” há menos de uma semana quando três pessoas ficaram feridas, duas delas seriam integrantes do MST, e a outra do grupo que o movimento aponta ser posseiros. Tiros teriam sido feitos para alto e barracos queimados. Sete pessoas foram presas e liberadas, posteriormente, mediante pagamento de fiança. Marciano afirmou que inclusive um cerco foi montado na região para que os assentados não deixassem o local. “Um dos companheiros teve que fugir pela mata”.

Em nota divulgada o MST apontou que o conflito na área começou devido à morosidade da reforma agrária. Havia oito famílias já assentadas na propriedade rural de 1,4 hectares. Mas restou uma área ociosa (que motivou supostamente o conflito que vem ocorrendo), da qual outras famílias esperavam a definição do Incra. Genadir Vieira, da coordenação do movimento informou que a espera para alguns já chega a quase 20 anos.

Na nota, o movimento aponta ainda que 75% da área é mata fechada na propriedade e afirma que o grupo rival está retirando madeiras das espécies castanheira e itaúba. Dos 25% restantes, 20% é arrendado para plantio de soja. Os outros 5% ficam no entorno das casas, onde há pequenos cultivos, como de mandioca e hortaliças.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Capotamento de ambulância deixa um morto em rodovia de Sorriso

Uma ambulância do município de Itanhangá capotou esta noite...

Localizado corpo de mulher que se afogou em rio em Sorriso

O Corpo de Bombeiros confirmou que foi localizado, há...

Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses mobilizaram mais de 15 mil atletas

A edição 2025 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis...
PUBLICIDADE