quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

MP recomenda ao governo para antecipar proibição de queimadas em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias

O Ministério Público requereu ao governo estadual que antecipe o período de restrição do uso do fogo a partir de amanhã (5), Dia Internacional do Meio Ambiente. Foi recomendada a prorrogação do período final para o dia 30 de outubro considerando vários fatores, entre eles um estudo que aponta o aumento do número de internações de crianças menores de cinco anos em período de estiagem em razão da poluição do ar provocada pelas queimadas.

“Pesquisas demonstram que o período mais crítico para a saúde pública no estado de Mato Grosso se dá no período de incidência das queimadas, entre os meses de abril a novembro, com um aumento da demanda por atendimento ambulatorial em razão de doenças respiratórias em crianças residentes em municípios ao Norte do estado, região do arco do desmatamento na Amazônia brasileira e também, um aumento de internações por asma em idosos”, diz um trecho notificação do MP.

Também é manifesto o desafio enfrentado com a pandemia do Covid-19, que compromete as vias respiratórias e pulmonares, quadro que, se associado aos graves impactos trazidos pelas queimadas, poderá provocar o colapso do sistema de saúde público. “A coincidência desses dois grandes impulsos, queimadas e Covid-19, tenderão a aumentar a procura das unidades de saúde e causará prejuízos sociais e econômicos a toda a sociedade, com destaque para os residentes da área rural que habitam assentamentos, unidades de conservação e terras indígenas, exatamente por conta do menor acesso a unidades de saúde e maior exposição à poluição do ar”, acrescenta.

O número de focos de calor no Estado também aumentou de 18.032 em 2018 para 31.169 ano passado, conclui o MP.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum fortalecerá revitalização de áreas verdes

A prefeitura vai abrir processo licitatório, dia 13, visando...
PUBLICIDADE