
As medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional constam na Portaria 356 do Ministério da Saúde, publicada hoje. O promotor participou de reunião promovida pela secretaria estadual de Saúde para troca de informações e orientações relacionadas à doença. A discussão foi realizada pelo Comitê recém-criado pelo Governo para discutir a temática.
Atendendo determinação do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, uma campanha será lançada para sensibilização do público interno sobre as formas de prevenção e contaminação do Coronavírus. O material informativo também será divulgado nas redes sociais, informa a assessoria.
A última nota informativa, divulgada ontem pela secretaria de Saúde de Mato Grosso, informa que foram monitoradas 12 ocorrências suspeitas em pacientes em oito cidades. Sete casos foram descartados e quatro foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para COVID-19.
Recomendações cuidados básicos que estão sendo reforçados: evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; Manter os ambientes bem ventilados; Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.


