terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

MP inicia projeto Água para o Futuro em Peixoto de Azevedo para proteger 1,8 mil nascentes

PUBLICIDADE
Só Notícias

A equipe técnica do Água Para o Futuro, do Ministério Público Estadual, iniciou, ontem o quarto ciclo de capacitação para interiorização do projeto, em Peixoto de Azevedo, qualificando servidores da prefeitura, funcionários da Cooperativa de Garimpeiros de Peixoto de Azevedo (Coogavepe) e a equipe da promotoria informando os requisitos técnicos, equipamentos básicos e procedimentos metodológicos para confirmação e caracterização hidrogeológica das nascentes, bem como do meio biótico e dos danos ambientais. A próxima etapa do curso de formação das equipes locais será prática, com visitação de pontos de prospecção de nascentes.

Conforme o coordenador técnico-científico do projeto, Abílio José Ferraz de Moraes, “a capacitação visa habilitar profissionais a darem andamento em ações de proteção de nascentes nos municípios de Mato Grosso, com base na metodologia já consagrada e utilizada pelo projeto”.

O promotor da comarca de Peixoto, Marcelo Mantovanni Beato, expôs que a prefeitura e a cooperativa de garimpeiros do município já estão mobilizados e entenderam, de forma consensual, a importância da implantação do projeto no município.

Os próximos passos serão definir as prioridades de atuação, os custos envolvidos e iniciar os trabalhos. Em um levantamento preliminar, a equipe do Água Para o Futuro apontou que existem aproximadamente 1,8 mil pontos para a prospecção de nascentes em Peixoto de Azevedo, muito deles próximos aos aglomerados urbanos e que apresentam ameaças de degradação. “Em uma rápida análise de imagens de satélite já foi possível identificar a degradação de algumas nascentes por conta de desmatamento e formação de processos erosivos”, disse o biólogo André Pansonato, técnico do projeto.

O coordenador do Água Para o Futuro em Mato Grosso, o promotor de Justiça Daniel Balan Zappia, reforça que a interiorização do projeto é uma das iniciativas estratégicas previstas no Planejamento do MP para o quadriênio 2020-23. “Essa interiorização conta com todo apoio da equipe técnica e jurídica do Água para o Futuro de Cuiabá. Fornecemos, além da capacitação teórica e prática em confirmação e caracterização de nascentes, todas as minutas de documentos necessários para a implantação e execução do projeto”, reforçou, acrescentando que a iniciativa é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Centro de Vida (ICV)”.

A informação é da assessoria do MP.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro capota em rodovia estadual em Sinop

Um Ford Ka vermelho capotou, esta noite, na MT-222,...

Homem, mulher e criança ficam feridos em acidente entre carro e moto em Sinop

Um homem, uma mulher e uma criança ficaram feridos,...
PUBLICIDADE