O Ministério Público Estadual (MPE) instalou Promotorias de Justiça Especializadas por Bacias Hidrográficas em sete regiões de Mato Grosso. Em Sinop, que terá a do Alto Teles Pires, será responsável pela atuação em Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tapurah e Vera. Ao implantar a Promotoria Especializada em Sinop, o procurador-geral de Justiça, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, destacou que a região concentra municípios com economias “baseadas principalmente no agronegócio. Em consequência, os índices de desmatamento e de queimada são altos, sendo que em 2014, mais de 64 km² de áreas de floresta foram desmatadas, associados a 315 focos de calor em período proibitivo”.
Já ao instalar a promotoria do Xingu Oeste, em Peixoto de Azevedo, e que atuará também em Cláudia, Marcelândia e Matupá, Scaloppe apontou que a região é considerada “caixa d’água” de uma sequência de quatro grandes empreendimentos hidrelétricos (UHEs Sinop, Colíder, Teles Pires e São Manoel).
Também foram instaladas promotorias especializadas em Alta Floresta (Baixo Teles Pires, compreendendo as comarcas de Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Paranaíta, Tabaporã e Terra Nova do Norte) e a Aripuanã/Baixo Juruena, compreendendo as comarcas de Apiacás, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína (sede), Juruena, Nova Bandeirantes e Porto dos Gaúchos.
Pontes e Lacerda, por outro lado, será sede da Promotoria Especializada na Bacia Hidrográfica do Guaporé, com atuação também em Vila Bela da Santíssima Trindade. Em São Feliz do Araguaia, o MPE implantou a promotoria do Baixo Araguaia e Xingu Leste, abrangendo as comarcas de Porto Alegre do Norte e Vila Rica. Já a promotoria do Alto Juruena compreenderá as comarcas de Brasnorte, Campo Novo do Parecis (sede), Comodoro, São José do Rio Claro, Sapezal.