O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Éder de Moraes Dias, reuniu-se com representantes do Ministério Público e Delegacia Fazendária para começar a traçar estratégias conjuntas de fiscalização preventiva, a fim de impedir a concorrência desleal entre empresas.
Moraes entende que a parceria da Sefaz com órgãos e entidades será imprescindível para tornar mais austera e efetiva a defesa da ordem tributária em Mato Grosso. “Vamos direcionar nossas energias num esforço fiscal hercúleo, socializando nossa tributação e combatendo a concorrência desleal que alguns setores vêm sofrendo”, enfatiza o secretário.
Em sua gestão, ele destaca que irá aprimorar a defesa da ordem tributária por meio da modernização do aparato institucional. “Faremos investimento em tecnologia para aumentar o cruzamento de dados para monitorar melhor a arrecadação”, observa.
Outra prioridade será o constante investimento em aprimoramento das habilidades dos servidores fazendários. “O nível de preparo dos servidores é excelente. Contudo, para motivá-los, é preciso a realização de atividades periódicas de aprimoramento”.
“Num projeto piloto em Cuiabá, queremos que a Sefaz desmistifique essa relação com a sociedade e possa levar consciência fiscal ao cidadão. Vamos mostrar a necessidade do pequeno contribuinte, do varejo na ponta final, do cidadão exigindo sua nota fiscal. Isso é um direito e dever e contribui com o investimento social, em educação, cultura, entre outros. Além disso, prestaremos esclarecimentos sobre a importância dos incentivos fiscais. Vamos explicar o que é e porque existem e como são necessários ao desenvolvimento do Estado. Os incentivos dão sustentabilidade à geração de emprego e renda”, explica o secretário.