sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

MP denuncia oficiais por venderem materiais de uso obrigatório para alunos em curso de bombeiros no Estado

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Francisco Alves/arquivo)

Dois tenentes-coronéis do Corpo de Bombeiros foram denunciados pelo Ministério Público do Estado pelo exercício de comércio por oficial em serviço, crime previsto no artigo 204 do Código Militar. Consta na denúncia que os oficiais comercializaram materiais de uso obrigatório para alunos de um curso de formação de soldados bombeiros e a promotoria aponta que “aproveitaram as funções que exerciam para vender aos alunos os materiais exigidos para a realização das aulas práticas como óculos, mosquetões, capacete, luva de raspa, cabo da vida, kit de salvamento, entre outros”.

A denúncia relata que depoimentos de pelo menos 20 alunos confirmaram que os militares exigiram que os materiais de uso obrigatório fossem padronizados, dificultando a aquisição em outro lugar. Além disso, “aqueles que adquirissem com a coordenação os materiais e não honrassem com a data de pagamento, sofriam ameaças de punição”.

Os materiais comercializados, conforme apurado durante inquérito policial militar, tiveram um custo de aproximadamente R$ 850.

Ainda de acordo com a assessoria do MP, os denunciados confirmaram a participação e intermediação na negociação. Um deles, inclusive, confessou o ilícito e firmou termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público, na área cível, comprometendo-se a promover o pagamento no valor de R$ 24,2 mil, a título de multa e reparação pelo valor então auferido.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE