segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

MP de Guarantã do Norte determina que ‘jericos’ tenham itens de segurança

PUBLICIDADE

A economia com combustível e facilidade de trafegar em estradas de díficil acesso faz com que seja indispensável o uso de jericos na região de Guarantã do Norte (230 km de Sinop). A estimativa é que cerca de 400 estejam circulando naquele município. “É difícil um fazendeiro que não tenha um carro estilo ‘jerico’, também conhecido como ‘paco-paco”, disse o presidente da comissão organizadora dos jeriqueiros da região, Waldemar Kerckhof.

“A maior vantagem é a economia, pois funciona a diesel e chega a fazer até 30 km com um litro do combustível’, destacou Waldemar. Soma-se a isso o fato de não haver pagamento dos impostos, emplacamento, entre outros. Para funcionar, usam motores de S-10, pick up, fusca e até os utilizados para extração nos garimpos.

Entretanto, reconhecem que essa situação não vai perdurar por muito tempo. Numa ação conjunta, o Ministério Público Estadual, por meio do promotor da comarca, Milton Mattos da Silveira Neto, realizou uma audiência pública para disciplinar o uso do transporte alternativo. Os jeriqueiros também participaram de palestras com representantes da Ciretran, Polícia Civil, Militar e prefeitura.

‘Temos seis meses para nos adequar, concordamos que é importante ter seguro, cinto de segurança, espelho retrovisor, entre outros itens necessários para reduzir índice de acidentes de trânsito’, completou o presidente.

O promotor de Justiça frisou que o abandono da prática do ‘jerico’ será algo gradual, devendo, primeiramente, haver uma mudança cultural, até porque o próprio desenvolvimento econômico da região, bem como o aumento do tráfego nas estradas, que vem sendo asfaltadas levará a extinção, por isso a primeira ação do Ministério Público será adequar os carros artesanais aos itens básicos de segurança.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE