O Ministério Público Estadual abriu mais 2 inquéritos para apurar crimes ambientais em Sorriso. Em um deles é apurada a conduta de uma empresa, no centro, sobre a suposta poluição decorrente da operação de industrialização de adubos e fertilizantes sem licença ambiental, bem como a utilização de metais pesados (cádmio, cromo, chumbo e níquel), em desacordo com a legislação.
O MPE determinou que os responsáveis se manifestem, e oficiou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, solicitando que realize uma inspeção no estabelecimento mencionado “na denúncia de forma a averiguar as noticiadas infrações ambientais, com a consequente elaboração de relatório detalhado do constatado, informando, inclusive, as providências administrativas porventura adotadas, bem como deverá apresentar cópia do alvará de funcionamento da empresa”.
No outro inquérito, o MP investiga poluição sonora na região do Centro de Tradições Gaúchas. O procedimento possibilita “promover a coleta de informações, depoimentos, certidões, perícias e demais diligências para posterior instauração de ação civil pública ou arquivamento das peças de informações”. Os envolvidos também foram notificados.
Em maio, o Ministério já havia aberto ao menos 4 inquéritos para apurar crimes ambientais, envolvendo uma empresa de móveis, clube, igreja e um bar, com endereços na área central e também região periférica. O órgão recebeu denúncias de moradores e populares. As portarias são assinadas pela promotora Fernanda Pawelec Vieira.