quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Morto em acidente em Sinop era pesquisador da Embrapa e sofreu infarto

PUBLICIDADE
Só Notícias/Editoria (fotos: Só Notícias e Sairaa/arquivo)

O agrônomo e pesquisador da Embrapa Armindo Neivo Kichel, 63 anos, é a vítima fatal do acidente que ocorreu, hoje, no final da manhã, na rodovia dos Pioneiros, a cerca de 4 km do aeroporto de Sinop. Ele morava em Campo Grande (MS), chegou no aeroporto João Figueiredo no final da manhã e dirigia um VW Voyage (locado) sentido ao centro de Sinop quando se envolveu na colisão frontal com uma caminhonete Silverado. Os bombeiros foram socorrê-lo mas não resistiu.

A Embrapa confirmou, há instantes, ao Só Notícias, que foi feita necropsia e constatado que ele faleceu “devido a um infarto agudo no miocárdio”, enquanto dirigia.

O air bagg do carro que o pesquisador dirigia foi ativado. Ele usava cinto de segurança. Com o impacto, os dois carros saíram da pista e o Voyage também bateu na parede de um imóvel. “Ele entrou com tudo na minha frente. Deve ter acontecido alguma coisa com ele”, disse o condutor da Silverado, Paulo Cesar que não se feriu. Havia suspeita que Armindo possa ter sofrido mal súbito e perdeu controle do carro. Neste trecho onde ocorreu o acidente há algumas ondulações na pista.

Só Notícias apurou que o pesquisador Kichel iria a Juara (300 km de Sinop) onde faria palestra. Ele trabalhou mais de 35 anos na Embrapa, era lotado na unidade de Gado de Corte, no Mato Grosso do Sul, e um dos especialistas mais conceituados em pecuária. Doutor em agronomia, atuava principalmente nas áreas  de produção de forragem e grão, recuperação e manejo de pastagem, alimentação animal, sistemas integrados de produção agropecuário, principalmente em integração lavoura-pecuária e floresta.  Ele era autor de livros sobre sistemas integrados.

Armindo Neivo Kichel estava frequentemente trabalhando em fazendas no Nortão e também foi um dos palestrantes da recente edição do programa Acrimat em Ação para pecuaristas em Juara, Tabaporã, Brasnorte, além de Cáceres, Pontes e Lacerda e Vila Bela. Ele também era especialista, profundo conhecedor das técnicas da Integração Lavoura, pecuária e Floresta. Ano passado, foi um dos conferencistas do Simpósio Internacional de Reprodução Animal Aplicada, realizado no Paraná, onde abordou as tecnologias para aumentar a produção e o retorno econômico da pecuária de corte.

Gaúcho de Getulio Vargas (RS), deixa esposa, 2 filhos e 3 netos.  Os familiares foram comunicados há pouco. O corpo foi trasladado, de avião, neste sábado, para Campo Grande (MS) e será sepultado no final da tarde.

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) divulgou nota lamentando falecimento. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares ratificando nosso voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestado ao setor do agronegócio. Ele parte deixando-nos muitas lições de profissionalismo, ética e humanidade. Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda”.

(Atualizada às 12:25hs – 13/7)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...

Mato Grosso aumenta em 32% produção de etanol e é o 2º maior do país

Mato Grosso se tornou o segundo maior produtor de...

Design sinopense tem projeção internacional e é destaque na revista Exame

O design sinopense Airon Martin está vivendo um dos...

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...
PUBLICIDADE