A música sertaneja perdeu, hoje, um de seus principais expoentes: o compositor e cantor José Rico, da dupla Milionário & José Rico. Ele tinha 68 anos e faleceu em Americana (SP) devido a complicações no coração e rins. "É com muita dor no coração e profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso ídolo José Rico. Vamos rezar por este homem que tanta alegria nos deu. É impossível descrever nossa tristeza, estamos todos em estado de choque", informa a assessoria do cantor, em postagem na página oficial em uma rede social. A causa da morte foi parada cardíaca. Em um dos últimos shows, no final de semana, no interior de São Paulo, Zé Rico sentiu fortes dores na perna e cantou sentando em um banquinho. Ainda não foi informado onde será o velório e sepultamento.
Zé Rico fez dupla com Milionário por mais de 40 anos, vendendo mais de 35 milhões de discos/cds – uma das principais vendagens da história da música.
Reverenciado por grandes astros da música, Zé tinha estilo inconfundível, uma voz maravilhosa que deu vida a grandes sucessos (muitos que ele mesmo compôs) e se tornaram grandes clássicos sertanejos. O DVD da dupla resume em uma simples frase a grandeza de Zé Rico e Milionário para o mundo sertanejo: atravessando gerações.
A morte do cantor está tendo repercussão nacional. Eduardo Costa foi um dos primeiros a lamentar. "Esse foi e vai ser sempre o cara da nossa música sertaneja, vai com DEUS meu garganta de ouro, canta pra DEUS, ele vai ficar impressionado com certeza". Chitãozinho e Xororó disseram que "alguns sentimentos se traduzem melhor em imagem. E é justamente assim que queremos pensar e lembrar deste grande artista que música brasileira acaba de perder" (leia mais)
Em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Alta Floresta e dezenas de cidades mato-grossenses os shows da dupla sempre atrairam multidões. O último show no Nortão foi em Sorriso, em setembro do ano passado, pouco tempo antes de Zé Rico ser candidato a deputado federal por Goiás (ficou na suplência). O Oásis recebeu fãs de várias cidades da região. Em Sinop, foi na Exponop em 2013, quando a arena foi completamente lotada. No próximo dia 11 de abril, ele voltaria a Cuiabá com Milionário para show em um festival.
Ano passado, a Globo, no quadro Bem Sertanejo, no Fantástico, mostrou os ícones do mundo sertanejo. O quadro apresentado por Michel Telo, também foi uma homenagem a dupla, formada há mais de 40 anos
(Atualizada 15:34hs)
Último show de José Rico em Sinop
Show em Sorriso há dois anos
Show em Lucas do Rio Verde – 2011
"Nesta longa estrada da vida
Vou correndo e não posso parar
Na esperança de ser campeão
Alcançando o primeiro lugar
Na esperança de ser campeão
Alcançando o primeiro lugar
Mas o tempo cercou minha estrada
E o cansaço me dominou
Minhas vistas se escureceram
E o final da corrida chegou
Este é o exemplo da vida
Para quem não quer compreender
Nós devemos ser o que somos
Ter aquilo que bem merecer
Nós devemos ser o que somos
Ter aquilo que bem merecer
Mas o tempo cercou minha estrada
E o cansaço me dominou
Minhas vistas se escureceram
E o final desta vida chegou"
Zé Rico
"Vamos sorrir e cantar, quem está triste se alegra! A nossa vida é curta, do mundo nada se leva" (trecho de música de Zé Rico)