O procurador do Estado José Vitor Gargaglione, 60 anos, que lutava contra câncer de bexiga desde 2016, faleceu, hoje de madrugada. A informação foi confirmada pela família. Formado em Direito pela UFMT, ele foi procurador-geral do Estado e Corregedor-geral da Procuradoria Geral do Estado.
Na PGE, também assumiu o Subprocuradoria-geral Judicial, Sub-procuradoria administrativa, além de ter chefiado a extinta Procuradoria Judiciária, que deu origem à Defensoria Pública. Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Mato Grosso, membro de comissões de Defesa dos Direitos Transindividuais, Difusos e Coletivos, e do Conselho De Defesa da Criança e do Adolescente.
Gargaglione participou do projeto de jurisprudência pela igualdade e combateu a discriminação por gênero. Também atuou como professor nas escolas superiores do Ministério Público e da Magistratura, faculdades de direito e escolas preparatórias para concursos, além de ter sido incentivador da criação da escola superior de advocacia pública.
A procuradora-geral do Estado, Gabriela Novis, lamenta a morte. “Mato Grosso perde um dos seus maiores juristas e professor. Apaixonado pela advocacia pública, foi grande defensor dos Direitos Humanos, das mulheres e das crianças”, disse.
O velório ocorre na sala Tulipas da Capela Jardins. O sepultamento será no cemitério Parque Bom Jesus, em Cuiabá.
(Atualizada às 10h16)