sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Morosidade do Ibama irrita madeireiros e engenheiros florestais de Sinop

PUBLICIDADE

O presidente do Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso), Jaldes Langer, disse que está recebendo inúmeras reclamações tanto de madeireiros quanto de engenheiros florestais, sobre a morosidade do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) na liberação dos projetos de manejo.

“Mesmo os empresários averbando 80% da área, como a atual legislação exige, está havendo uma demora muito grande por parte do órgão para liberar esses projetos. Eles não estão agüentando mais essa situação”, afirmou Langer. Segundo ele, o sindicato vai ter que conversar com os responsáveis no Ibama para ver o que está acontecendo.

“Não é só em Sinop. Em toda a região está havendo essa morosidade que atrapalha as atividades dos empresários madeireiros e dos engenheiros florestais que elaboram os projetos”, afirmou. A demora foi confirmada pelo engenheiro florestal Vanderlei Cardoso de Sá.

“Projetos averbando 50% já estão há mais de 2 anos lá, esperando uma resposta. Os projetos averbando até 80% da área estão sendo liberados, mesmo assim ainda existe demora. Já teve projeto meu que levou 60 dias para ser liberado”, afirmou.

Segundo ele, se o Ibama tivesse mais agilidade na análise e aprovação desses projetos de manejo, iria facilitar bastante o trabalho dos engenheiros florestais. Ele citou que no ano passado, quando foi feita uma reunião no Ibama de Sinop para pedir mais agilidade nesse processo, o gerente executivo, Gleiçon Figueiredo, não compareceu. “Ele saiu pela tangente, para não dizer pelos fundos do Ibama, para não se comprometer e dar uma resposta para a gente”, afirmou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE