A Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros, vinculada à Superintendência de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) publicará até novembro deste ano um relatório inédito com os dados do Sistema de Controle e Monitoramento da Pesca em Mato Grosso.
Na última semana, técnicos da Sema, pesquisadores da Embrapa Pantanal e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e representantes da Federação de Pescadores de Mato Grosso e Colônia de Pescadores Z-14 estiveram reunidos para avaliar e propor novas metas para o projeto. A publicação irá divulgar os dados do setor obtidos em 2006, quando as informações começaram a ser registradas.
O sistema tem trazido benefícios especiais aos pescadores. De acordo com o analista de meio ambiente da Sema Rodrigo Oliveira Mascarenhas, através do sistema é feita uma documentação oficial da atividade pesqueira, o que representa a comprovação do trabalho exercido pelo pescador. “Os pescadores estão fornecendo dados de captura que servirão de base para futuras tomadas de decisão”, disse Rodrigo Mascarenhas.