PUBLICIDADE

Ministro cobra de Mangabeira agilidade na implementação de plano para Amazônia

PUBLICIDADE

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reúne-se hoje com o ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, para discutir o andamento do Plano Amazônia Sustentável (PAS). Lançado em abril de 2008, sob a coordenação de Mangabeira, o PAS ainda não “deslanchou”, na avaliação de Minc.

“O objetivo do encontro com Mangabeira é agilizar o PAS. O Brasil assumiu compromissos internacionais de redução de desmatamento e agora tem que dar conta do recado”, adiantou o titular da pasta do Meio Ambiente, após participar de lançamento de vídeos sobre espécies ameaçadas de extinção. “Mas sei que é um o PAS é um plano complexo”, minimizou.

Em dezembro, Minc já havia criticado o andamento do PAS, que considerou “travado”. Segundo ele, a preservação da Amazônia “não se resolve só com polícia”, é preciso garantir alternativas econômicas sustentáveis para que os moradores da floresta sobrevivam sem depender do desmatamento. E a implementação dessas alternativas é o que está em jogo no PAS.

“Há 24 milhões de pessoas morando na Amazônia, se você não implanta o PAS, o sujeito que está desmatando em um local e é reprimido aqui vai desmatar alguns quilômetros adiante”, apontou.

Minc aposta na coordenação entre as propostas do PAS e os recursos do Fundo Amazônia para reduzir o desmatamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE