sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministério Público pede liminar para implantação imediata da Politec em Nova Mutum

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza

O Ministério Público Estadual (MPE) entrou com um pedido de liminar para obrigar o Estado a iniciar “imediatamente” a instalação da coordenadoria Regional da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em Nova Mutum. A ação civil pública por obrigação de fazer é fundamentada nas “dificuldades de investigação” enfrentadas pela delegacia de Polícia Civil, em razão da ausência de peritos no município.

Segundo o promotor Henrique de Carvalho Pugliesi, a apuração de crimes ocorridos em Nova Mutum é feita em “diversas localidades”, como Diamantino, Sinop, Sorriso e Cuiabá. Ele argumenta que a situação causa “prejuízos” à segurança pública. “Apenas a título de exemplo, observa-se dos autos matéria jornalística noticiando que uma criança foi atropelada e o corpo ficou por horas a espera dos peritos da Politec de Sorriso, o que gerou forte comoção e revolta da população mutuense”.

Conforme o promotor, o Ministério Público tenta, há dois anos, solucionar a questão, propondo, inclusive, a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para estabelecer um compromisso oficial com o Estado. Ele lembrou que a prefeitura se encarregou de construir, com recursos próprios, o prédio para instalação da Politec. “Não obstante, todo esse esforço, o Estado, após mais de um ano, informou que não lotaria os profissionais necessários para o funcionamento”.

Segundo Pugliesi, o superintendente da Politec em Mato Grosso, Reginaldo Rossi, revelou, no dia 16 de março deste ano, que o governo estadual não firmaria o convênio com o município devido à falta de recursos para aquisição dos equipamentos necessários.

O promotor pede, na ação civil, que a Justiça determine ao Estado a imediata implantação da Politec em Nova Mutum e a lotação de dois médicos legistas. Pugliesi ainda requereu o pronto funcionamento de uma gerência da perícia até setembro de 2019, “com estrutura mínima aceitável e a lotação de, pelo menos, quatro médicos legistas; quatro técnicos de necropsia, quatro peritos criminais, quatro papiloscopistas, quatro motoristas e dois agentes administrativos”.

A multa pedida, em caso de descumprimento, é de R$ 500, por dia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE