sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministério Público firma termo para criação de PROCON em cidade do Nortão

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Josi Petengill/assessoria)

A promotoria de Justiça de Feliz Natal (130 quilômetros de Sinop) firmou Termo de Ajustamento de Conduta com a prefeitura e câmara de vereadores para elaboração de um projeto de lei para a criação e instalação do Órgão de Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.

O prazo é de 60 dias para que a prefeitura encaminhe o projeto para votação, e de seis meses para implantação após aprovação. O termo foi selado após instauração de Inquérito Civil que apurou omissões relacionadas à obrigação de criar, instalar e fornecer manutenção a entidade na cidade, que não possui o órgão consumerista competente até os dias de hoje.

Conforme consta no Termo de Ajustamento de Conduta , o município comprometeu-se a providenciar local para instalação do Procon no prazo de seis meses após aprovação do projeto de lei, bem como a equipar a unidade com bens móveis, armários, computadores, impressoras, mesas e cadeiras. Além disso, caberá ao Município manter com eficiência e prestabilidade os serviços à população e destinar recursos à unidade por meio da lei orçamentária anual. O descumprimento das obrigações assumidas no TAC implicará em multa diária no valor de R$ 2 mil.

Segundo a promotora de Justiça Maisa Fidelis Gonçalves Pyrâmides, a defesa do consumidor atua de forma primordial como instrumento da cidadania para regular as relações, fiscalizar as práticas e aplicar as devidas penalidades caso as normas não sejam cumpridas. “A criação do Procon nos municípios visa atender o preceito inserto no Código de Defesa do Consumidor quanto à necessidade de interiorizar as ações de defesa e garantias consumeristas”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para réveillon no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE