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Ministério Público avalia que Sinop tem bom desempenho na base de assistência ao idoso

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O fortalecimento da rede de assistência básica ao idoso em Sinop tem se refletido positivamente junto ao Ministério Público. Essa é a avaliação da assistente social do Ministério Público, Angélica Aparecida Valentin, uma das palestrantes da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada na última sexta-feira, no Clube dos Idosos Dom Henrique com mais 270 participantes. Angélica explica que o fortalecimento do idoso quanto pessoa de direito e o atendimento na rede básica (nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS – e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS), tem diminuído a demanda de casos junto ao MP. “Nós trabalhamos com o fortalecimento da rede de atendimento. Quanto mais a rede estiver fortalecida, menos demanda chega ao Ministério Público. E as demandas que chegam são também por meio dessas redes de atendimento. O próprio Município tem feito um bom trabalho de acolhimento e fortalecimento desses idosos”, acrescenta.

As principais demandas envolvem situação de abandono, violência em diversas esferas (física, moral, patrimonial) entre outros casos. “O idoso também pode acessar o MP pela Ouvidoria, por meio do número 127, pelo Disque 100 e pelos próprios idosos procurando diretamente o Ministério”, complementa Angélica.

A conferência abordou discussões em torno da seguridade social, o fluxo de atendimento ao idoso no Ministério Público de Sinop; o envelhecimento em seus aspectos físicos, psicológicos e sociais e as políticas públicas de previdência e assistência social ao idoso. “É essencial discutirmos as políticas públicas para o idoso com os mesmos presentes e envolvidos. Temos vários profissionais que trabalham diretamente, no dia a dia, no atendimento a esse público na base da assistência por meio dos CRAS e CREAS”, acrescenta o novo secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Ademir Bortoli.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Marilda Assenção, reforça que existem diversos canais de comunicação entre o idoso e o Município. “Temos também o Disque 100, no qual podem ser feitas denúncias por qualquer cidadão. Os CRAS e o CREAS são outros canais diretos e bastante procurados pelos idosos e familiares. Temos ainda o próprio Conselho e o Ministério Público, que também integra essa rede”, informou.

A informação é da assessoria.

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