O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, anunciou a liberação de mais R$ 10 milhões para Colniza para arrumar estradas e reconstruir pontes. Os recursos serão liberados de forma emergencial para ajudar o município a se recuperar dos estragos provocados pelas chuvas. Na semana passada, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, liberou outros R$ 5 milhões para investir em Colniza, Nova Xavantina, Novo Mundo e Nova Maringá. Uma comitiva do governo federal deve chegar hoje ao noroeste do Estado.
O distrito de Guariba, em Colniza, é uma das localidades mais afetadas e o comprometimento de 3 pontes deixou a comunidade isolada, gerando até racionamento de combustível. Conforme as últimas informações obtidas pela Defesa Civil do Estado, a chegada de uma balsa de grande porte na região deve aliviar o problema.
O gerente do Centro de Monitoramento de Risco e Desastre da Defesa Civil, Mário Oliveira, explica que a balsa foi transportada de Cáceres até o distrito e deve ser montada neste final de semana. Ela será utilizada para o transporte de veículos pesados sobre o rio Canamã, única ligação entre o distrito e Colniza. Atualmente, existe no local uma balsa menor, capaz de transportar veículos pequenos.
Quanto à ponte sobre o Rio Guariba que chegou a ficar submersa enquanto o nível o rio estava muito acima do limite tolerável, a Defesa Civil acionou a Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (SETPU) para que a condição da estrutura seja averiguada. Sobre ela, também só passam veículos leves. A secretaria chega hoje ao local para verificar a situação.
Oliveira lembra que apesar da situação ter melhorado no distrito, a Defesa Civil está com a ajuda humanitária preparada e envia medicamentos e cestas básicas conforme o necessário. Além disso, 10 homens da defesa estadual estão na região apoiando as ações.
Uma das exigências do governo Federal é acabar com as pontes de madeiras que interligam municípios.