PUBLICIDADE

Ministério doará madeira apreendida em desmatamento ilegal no Pará para prefeitura do Nortão

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Operação Guardiões do Bioma começou a retirada de mais de 100 toras de madeira apreendidas de desmatamento ilegal, em Castelo dos Sonhos, Altamira (PA). A carga apreendida no âmbito da operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) será doada para Guarantã do Norte (252 quilômetros de Sinop) para obras de acesso às áreas rurais na região, como na construção de pontes.

“Mais uma ação rápida para desmontar a extração ilegal de madeira da Amazônia. São R$ 170 milhões investidos para um trabalho de inteligência, integração das forças de segurança e fiscalização ostensiva em 6 bases operacionais. Seguimos com atuação firme contra esse tipo de crime”, comentou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Segundo a assessoria do Ministério, a região já contava com a atuação da Operação Guardiões do Bioma e segue, até o dia 7 de julho, com o controle rígido de acesso às áreas de conservação e reservas naturais. Todos que circulam pela barreira da operação são identificados e revistados, para evitar a entrada de material da extração de madeira e garimpo.

A carga foi encontrada no meio da floresta e a suspeita é de que os criminosos fugiram ao saber da fiscalização. O levantamento inicial é de 102 toras retiradas sem autorização. Serão necessários 5 caminhões para transportar o material até Guarantã do Norte, 260 km distante de onde está o volume retido.

Entre os dias 19 e 20 de abril, foram apreendidos 98m³ de madeira ilegal no município de Anapu (PA). A carga estava dividida em 4 caminhões e 1 carreta, que também foram retidos. A ação foi realizada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e IBAMA.

Em março deste ano, a Operação Guardiões do Bioma deu início a uma nova modalidade, com foco no combate ao desmatamento ilegal nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rondônia. A ação inédita é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem participação dos Ministérios da Defesa e do Meio Ambiente.

A operação tem a participação do MJSP pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Fundação Nacional do Índio (Funai). Ainda, conta com a atuação da Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, IBAMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE