sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministério determina instalação de Usina Termelétrica em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Ministério de Minas e Energia publicou, esta semana, uma portaria que determina à Eletronorte a instalação de uma Central Geradora Termelétrica com capacidade para gerar 20 MW para atender a região do Baixo Araguaia, em Mato Grosso. A usina ficará em Querência (a 927 quilômetros de Cuiabá) e o prazo para a instalação é 90 dias.

O deputado federal Fabio Garcia (PSB), que é membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, explica que existe uma demanda reprimida na região, o que culmina em constantes quedas no fornecimento de energia. Com capacidade para atender 35 mil famílias, a nova usina deverá aliviar a pressão sobre a linha de transmissão existente, ao gerar a energia perto dos locais onde ela será consumida.

O parlamentar atuou junto ao MME para o atendimento a esse pleito e, na última semana, percorreu o Araguaia para constatar in loco as necessidades da região. “Por onde passei, os pedidos mais recorrentes foram infraestrutura, saúde e energia elétrica. Trata-se de uma necessidade emergencial”.

Segundo ele, a falta da energia elétrica é um contratempo muito grande ao cidadão e afasta os investimentos, sobretudo, os voltados ao agronegócio. “O Araguaia já desponta para a lavoura, mas se não houver investimentos em infraestrutura adequada jamais vai prosperar. Por isso comemoro este passo rumo ao desenvolvimento”.

Hoje, as redes elétricas que levam energia à região estão subdimensionadas e nos momentos de pico de consumo ocorrem frequentes quedas de energia. De acordo com o deputado, a solução definitiva para o problema virá com a construção de novas linhas de transmissão, que integrem a região ao sistema interligado nacional de forma mais robusta.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para réveillon no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE