Os 224 mesários que trabalharão nas mesas de receptação de votos, no dia da eleição, no município de Lucas do Rio Verde, serão orientados hoje pela Justiça Eleitoral na Câmara Municipal, a partir das 19 horas. Além de receber as orientações sobre funcionamento das urnas eletrônicas, os horários de abertura e fechamento das urnas, totalização de votos, preenchimento das atas com as ocorrências durante o período de votação, os mesários poderão treinar nas urnas e tirar suas dúvidas.
Amanhã, às 08 horas, outra turma receberá o treinamento. À tarde, a juíza eleitoral Leilamar Rodrigues também se reunirá com os mesários voluntários que se inscreveram para trabalhar nestas eleições. De acordo com o cartório são mais de 100, a maioria de uma universidade do município. A juíza vai discutir com os mesários sobre direito eleitoral.
Em Lucas do Rio Verde serão dispostas 56 seções eleitorais nestas eleições. Elas serão distribuídas nas escolas Anjo Gabriel, José De Alencar, Estadual Dom Bosco, Euclides Da Cunha, Fredolino Vieira De Barros – Agrovila Groslandia, Eça De Queiroz, São Cristovão, Caminho para o Futuro, Érico Verissimo, Olavo Bilac e Menino Deus.
O município possui 18 mil eleitores. Em toda a 21ª Zona Eleitoral, que também abrange Tapurah, Itanhangá e Ipiranga do Norte, são mais de 30 mil eleitores. Os mesários dos três municípios receberam os treinamentos durante a semana.
Os treinamentos para mesários vem ocorrendo em todo o Nortão. Na 22ª Zona Eleitoral de Sinop os encontros começaram no último sábado.