Geral

Menor temperatura hoje em Mato Grosso foi de 8 graus, diz meteorologia

A massa de ar polar que provocou uma onda de frio na Região Sul do país avançou para norte durante a madrugada de quinta-feira, provocando baixas temperaturas em grande parte do Centro-Oeste e até mesmo no sul da Amazônia.
     
Nesta quinta-feira, a menor marca ocorreu no sul do PR, chegando a -1,4C na cidade de Irati, enquanto que em Ponta Porã, no sul do MS, os termômetros marcaram 1,1C, o que causou geadas nas duas regiões.
     
Com o rápido deslocamento de noroeste da massa de ar polar, o frio acabou atingindo o sul do MT, chegando a 8,7C em São Vicente, e até mesmo parte do estado do AC (em plena floresta amazônica), onde as áreas mais ao sul registraram 12C, caracterizando o fenômeno da “friagem”.
     
A “friagem” ocorre durante a intrusão de massas de ar frio no sul da região amazônica, com a temperatura atingindo valores próximos de 10C (ou abaixo de 10C nos casos mais extremos), o que surpreende a população local acostumada com o calor durante quase todo o ano.
     
O dia também foi marcado pelas temperaturas mais baixas do ano em quatro capitais do país, chegando a 2,5C em Curitiba (PR), a 7,2C em Campo Grande (MS), a 9,7C em São Paulo (SP) e a 13,8C em Rio Branco (AC).