A exposição Memorial Guardiões da Floresta está desde o último dia 13 e permanece até sábado (20) na 19ª Expovale, em Juara. A estrutura que conta a história do setor de base florestal de Mato Grosso é uma das principais atrações do evento tradicional.
Quem visita a feira e passa pelo estande do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Vale do Arinos (Simava) tem a oportunidade de conhecer também a história dos pioneiros da cidade, que ali se instalaram em busca do desenvolvimento do setor madeireiro. A exposição conta ainda com maquetes de indústrias madeireiras atuais e também as de sistemas antigos, além de conscientização ambiental e social.
O Memorial Guardiões da Floresta já está comemorando um ano e, para sua produção, a equipe técnica do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) percorreu todos os pólos madeireiros do Estado em busca de resgatar a história do setor de base florestal e sua importância na construção do Estado.
A exposição está contada em paineis que misturam fotos e textos. Muitas das imagens são representadas por fotos antigas, cedidas pelos entrevistados, fator que reforça ainda mais a emoção do trabalho.
Vale ressaltar que a iniciativa de expor o Memorial na cidade de Juara durante a feira agropecuária foi do presidente do Simava, Voniclei Gasparini.