segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Medidas sócio-educativas para menores são discutidas em Sinop

PUBLICIDADE

Começou ontem de manhã, em Sinop, o 1º encontro para capacitação de operadores do sistema municipal sócio-educativo. O objetivo é a contribuição para a execução de medidas sócio-educativas dirigidas ao adolescente quando em situação de ato infracional, com ênfase em medidas não privativas de liberdade, enquanto possibilidades socializadora.

São chamadas mediadas sócio-educativas na Lei Federal 8.069 de 13/07/90 do Instituto da Criança e do Adolescente, as penalidades aplicadas por um juiz a um adolescente quando este comete ato infracional (roubo, assalto, estupro etc.) diante de qualquer conduta descrita como crime ou contravenção penal.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Renata Leitão, participou do evento e reafirmou a parceria da secretaria nesta iniciativa que segundo ela é primordial para reintegrar o adolescente infrator a sociedade.”Nós queremos trazer esses adolescentes para os nossos programas sociais, queremos que eles acreditem na sua própria capacidade e sejam cidadãos de bem”, afirmou.

Carlos Caetano, superintendente do Sistema Sócio-Educativo de Mato Grosso, considerou significativo o apoio das secretarias de Assistência Social e de Educação dos 11 municípios onde o programa está sendo desenvolvido. Ele ainda ressaltou que as áreas de internação existentes hoje, não são ideais para reeducar esses infratores.”Com o bom desenvolvimento desses trabalhos de capacitação nós queremos atingir nosso objetivo e criar apenas coordenadorias de internação para casos mais graves”, ressaltou.

No encontro também foi discutido a semiliberdade (art. 120 Lei 8.069), medida que não comporta prazo determinado e consiste na divisão do tempo entre a privação de liberdade e a possibilidade ao adolescente, de realizar atividades externas, independentemente de autorização judicial, sendo obrigatório a escolarização e a profissionalização, devendo, sempre que possível, ser utilizado os recursos existentes na comunidade.

O evento prossegue até amanhã, no auditório de um hotel da cidade. Estão participando educadores e representantes de secretarias de assistência social de mais de cinco cidades vizinhas, além de advogados e juízes do município.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto para implantar estacionamento de caminhões em Lucas é detalhado para prefeito

O projeto do estacionamento para caminhões foi apresentado, ao...

Motociclista morre após atropelar capivara em rodovia de Mato Grosso

Maria Aparecida Ferreira da Silva, de 56 anos, faleceu,...

Liberado tráfego de veículos de até 48 toneladas em rodovia estadual de MT

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...

Alta Floresta, Colíder e mais 10 no Nortão aderem à prova nacional docente

Doze municípios no Nortão aderiram à prova nacional docente...
PUBLICIDADE