sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Mato Grosso vai sediar maior evento de climatologia do país

PUBLICIDADE

Começa no próximo domingo, o VII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, promovido pelo Laboratório de Climatologia do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, do Campus Universitário de Rondonópolis e pelo Programa de Mestrado em Geografia do ICHS – UFMT/Cuiabá. O evento acontece até o dia 25 de agosto e reunirá grandes pesquisadores da área de todo o país no Campus da UFMT em Rondonópolis e no Centro de Eventos Ipê.

De acordo com a professora Denise Maria Sette, coordenadora geral do evento, por meio do Simpósio, será possível promover o debate e criar um espaço para divulgação dos estudos e as pesquisas desenvolvidas no campo da Climatologia. O SBCG é a principal reunião de pesquisadores, docentes e discentes e demais profissionais que trabalham e/ou se interessam por esta área de conhecimento.

“A realização do VII SBCG, demonstra a possibilidade de promover eventos importantes fora dos centros tradicionais da Geografia, abrindo novos horizontes para o público local, regional e nacional”, afirma a coordenadora que atua como pesquisadora do Laboratório de Climatologia e professora da UFMT. O tema “Os Climas e a Produção do Espaço no Brasil”, se coloca na perspectiva de uma abordagem ampla que envolve desde a escala micro, local até a global, onde o espaço produzido reflete a interação do clima na sociedade em especial a brasileira, nos diferentes ambientes e modos de vida.

Os principais eixos temáticos estão associados com o tema central deste SBCG com as abordagens: Clima e Produção: gestão do espaço (rural e urbano); Riscos e Impactos Sócio-Ambientais do Clima; Ritmos e Mudanças Climáticas; Clima e Ensino: Teoria e Prática e outros.
O evento ocorre a cada dois anos, sendo que o primeiro foi realizado em 1992, em Rio Claro (SP), promovido pela UNESP. O último aconteceu em Aracaju (2004), e veio para Rondonópolis por intermédio de Denise Maria Sette.

A estrutura do VII SBCG foi organizada com diversas atividades, como conferências, mesas redondas, mini-cursos, apresentação de trabalho (oral e painéis) e viagens de estudo para o Pantanal, a Chapada dos Guimarães e o Parque Ecológico João Basso, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural em Rondonópolis. Haverá ainda uma Homenagem Especial ao Ilustre Mestre da Climatologia Brasileira, o Professor Dr. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, comemorando a sua obra “Teoria e Clima Urbano” os 30 anos de publicação e frutíferos resultados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE