quinta-feira, 23/maio/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso une desenvolvimento e preservação em três programas

PUBLICIDADE

Os três programas de sustentabilidade lançados, ontem, pelo governo reuniram nove secretarias de Estado, prefeitos de diversos municípios, produtores da agricultura familiar e outros parceiros em torno da implantação de conceitos de desenvolvimento econômico, com respeito ao meio ambiente e inclusão social. Para o governador Pedro Taques, o primeiro eixo do seu plano de governo continua prioritário e consiste em garantir qualidade de vida às famílias, principalmente, de baixa renda. “Nenhum cidadão ficará para trás”.

Pedro Taques ressaltou que embora o Estado esteja hoje na lista dos grandes produtores em diversas áreas no país e no mundo, tem um grande desafio de estender as mãos para pelo menos 100 mil famílias da agricultura familiar, que detém em torno de seis milhões de hectares com menos de 5% de aproveitamento do seu potencial produtivo. Dos 141 municípios, a maioria, 126, traz uma condição de desenvolvimento socioeconômico precário. “Nenhum país no mundo vive sem uma agricultura familiar forte, porque nós nos alimentamos da produção desse setor da economia, estou muito convencido que estamos dando um importante passo e na direção certa”.

A secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ana Luiza Peterlini, destacou a importância do trabalho intersetorial promovido pela atual administração, que deixou de funcionar em "caixas separadas" para ter uma visão holística da gestão pública. “Mostrar unidade é sem dúvida um diferencial do atual governo. Todos nós estamos empenhados na questão ambiental, porque é um tema transversal que está presente nas diversas áreas”. Concretizar ações de sustentabilidade, a partir de pequenas ações, oportuniza resultados fantásticos na vida das famílias, como já é provado a partir do programa Cultivando Água Boa, que ela visitou em maio Paraná. “Estamos falando em mais que preservar nascentes, matas ciliares e cuidar do solo, tudo isso interfere na qualidade de vida da população”.

O secretário da Agricultura Familiar e Regularização Fundiária (Seaf), Suelme Fernandes, disse que a partir desses programas será possível o próprio Estado repensar um meio mais responsável para a instalação dos grandes empreendimentos, que geram grande impacto social, já que existem famílias que aguardam 10 ou 20 anos por soluções para problemas acarretados, por exemplo, por usinas hidrelétricas. “Não podemos deixar que a questão econômica sobreponha as questões sociais e ambientais, tenho certeza que será possível haver expansão da matriz energética a partir da lógica do ganha ganha, especialmente para os mais carentes”.

Entusiasmado com a assinatura do termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) pelo Governo do Estado, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani, ressaltou que este é um ato único no país, um governo estabelecer que toda administração pública adotará o programa que prevê redução com recursos naturais, como energia, água e papel. “Essa atitude demonstra rumo, estratégia, visão de futuro, por esta e outras razões, o Governo Federal faz questão de discutir uma pauta conjunta com Mato Grosso para levar à COP 21 [Conferência das Partes, realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima], em Paris”.

Também participaram do evento: a diretora do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), Ana Beatriz de Oliveira; o diretor de Meio Ambiente da Itaibu Binacional e coordenador do programa Cultivando Água Boa, Nelton Miguel Friedrich; os secretários de Estado Paulo Taques (Casa Civil), Valdiney Arruda (Assistência Social), Perminio Pinto Filho (Educação), Seneri Paludo (Desenvolvimento Econômico), Eduardo Moura (Gabinete Desenvolvimento Regional) e Gustavo de Oliveira (Assuntos Estratégicos); o deputado federal Nilson Leitão; prefeitos de diversos municípios, entre eles, Tangará da Serra, Poconé, Lambari D’Oeste; entre outras autoridades.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura abre seletivo para contratação emergencial em Lucas do Rio Verde

Para suprir a necessidade temporária de profissionais, a prefeitura...

Carreta pega fogo e parte da carga de algodão é destruída em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar apagou, ontem à tarde,...

Criança é socorrida após colisão entre moto e bicicleta em Sinop

O atropelamento de um ciclista por uma Honda Fan...
PUBLICIDADE