O relatório do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, apontou que Mato Grosso registrou 14 acidentes aeronáuticos de janeiro a abril deste ano. Foram duas ocorrências com vítimas fatais. Consta no relatório também 22 incidentes, sendo cinco considerados graves. A maioria envolve aeronaves de pequeno porte.
Só Notícias apurou também com base nos dados divulgados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) que dos 14 acidentes registrados, o que lidera por tipo ocorrência foi de – operação à baixa altitude. Também houve registros de acidentes neste ano por falha ou mau funcionamento do motor ou do sistema, perda de controle em voo e por excursão de pista (aeronave sai da superfície da pista durante o pouso ou decolagem).
Já nos casos de incidentes, foram registradas ocorrências por colisão com aves, seguida de falha ou mau funcionamento do motor ou do sistema, perde de controle no solo, operação a baixa altitude e excursão de pista.
Conforme o relatório disponível, o último acidente registrado em Mato Grosso envolvendo aeronave foi no dia 29 do mês passado. O avião de pequeno porte modelo PA-46-500TP decolou do aeródromo de Primavera do Leste (SWPY), com destino ao aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, a fim de realizar voo privado com dois tripulantes e três passageiros a bordo. Durante o pouso, o pneu direito estourou, levando a aeronave a extrapolar o limite lateral direito da pista.
Essa ocorrência foi registrada pelo Órgão Fiscalizador como ocorrência de excursão de pista/falha ou mau funcionamento do sistema. Não houve vítima fatal. Consta também no painel do Sipaer, que o último acidente com óbito no Estado foi registrado no dia 9 do mês passado, em Ipiranga do Norte. O piloto Geovani Gazal da Silva, de 26 anos, acabou falecendo, após perda de controle da aeronave que caiu no solo.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.