Dez novos Centros Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) serão construídos em Mato Grosso. A confirmação foi feita neste sábado, pelo governador Blairo Maggi, durante cerimônia que sancionou novas leis para os profissionais e o ampliação do orçamento da Unemat. As obras de construção dos Ceprotec devem começar ainda este ano, sendo um convênio com o Governo Federal. A União financia o espaço físico e o Estado se responsabiliza pela manutenção da instituição, incluindo o quadro de professores. Cáceres será uma das cidades beneficiadas pela parceria recebendo um Ceprotec.
Citando como o exemplo a cidade de Lucas do Rio Verde, onde uma indústria abriu contratação há uma semana oferecendo seis mil postos de trabalho, e até o momento menos de cem destas vagas foram preenchidas, o governador destacou a necessidade de formação técnica no Estado. “Mato Grosso cresce rápido e não há mão-de-obra qualificada para atender esta demanda”. Em Cáceres, a área onde será construído o prédio esta sendo devidamente documentada e o convênio está em fase de licitação.
O Ceprotec tem como principais objetivos oferecer cursos de formação inicial e continuada no sentido da qualificação, atualização e desenvolvimento profissional, assim como o aumento da escolaridade de jovens e adultos. Seguindo a política de verticalização da economia do Estado, as unidades de ensino disponibilizam formação técnica destinada a proporcionar habilitação profissional para diferentes setores da economia.
Ainda é possível realizar cursos no ensino superior, com graduação em tecnologia, tendo o objetivo de formar profissionais com atuação prioritária na área tecnológica de acordo com a necessidade de cada região do Estado.