Mato Grosso tem aproximadamente 30 mil quilômetros de rodovias estaduais, mas apenas pouco mais de 5,4 mil são pavimentados. Os dados constam no balanço da Secretaria Estadual de Transporte e Pavimentação Urbana, levando em consideração somente as vias asfaltadas até dezembro de 2012. Na prática, cerca de 18,1% delas têm pavimento. A assessoria da pasta explicou, ao Só Notícias, que a atualização é anual e a nova está prevista para dezembro deste ano.
Para amenizar os problemas de logística e principalmente da ligação entre cidades, o governo do Estado iniciou o programa MT Integrado, este ano, conjunto de obras que totalizam 2 mil quilômetros de asfalto, interligando 44 municípios. São 38 obras que vem sendo lançadas desde o início de abril, quando foi dada a ordem de serviço para a pavimentação de 69,3 quilômetros na MT-320, interligando Marcelândia à BR-163. No total, os investimentos chegam R$ 1,5 bilhão em todos os lotes dos trabalhos.
Apesar das obras de pavimentação a recuperação das rodovias já asfaltadas tem sido motivo de cobrança, principalmente de produtores. A Confederação Nacional dos Transportes apontou, inclusive, em sua 16ª edição da pesquisa sobre as condições de rodovias, divulgada ano passado, um quadro comprometedor. As MTs130 (112 km), 240 (58 km), 343 (78 km) e 358 por exemplo, foram consideradas, em geral, ruins. Já as MTs 208 (47 km), 246 (85 km) e 320 (157 km) foram destacadas em péssimo estado.
Diante das cobranças, o governo tem lançado licitações para recuperação de rodovias estaduais. Em uma das últimas, marcou para 16 de agosto a seleção da empresa responsável pela recuperação de rodovias pavimentadas, cujas obras estão dividas em quatro lotes, nas regiões Médio-Norte e Norte. Um deles engloba a MT-249, em Nova Mutum, do entroncamento com a MT-010, até o entroncamento com a MT-235, totalizando aproximadamente 137 quilômetros.
Na licitação ainda está incluída em outro lote a recuperação de 150 quilômetros da MT-170, entre Novo Mundo e Brasnorte. Outros 143 quilômetros da mesma rodovia estão previstos no trecho Juína-Brasnorte. Da MT-235, cerca de 75 quilômetros constam, do entroncamento da MT-249 a Campo Novo do Parecis. Outros 105 quilômetros da MT-235 são previstos de Campo Novo ao rio Papagaio, em Sapezal.